07/07/06

Curriculum

Jorge José Gomes de Carvalho Alexandre nasceu em Vila Franca de Xira em 1956

Iniciou a sua actividade profissional como ilustrador na revista"Século Ilustrado" nos anos 70 e trabalhou na área da Publicidade em várias agências nas duas décadas seguintes.

Em 1998 torna-se sócio fundador e assume o cargo de Director Artístico do Grupo de Artistas e Amigos da Arte, uma Associação sedeada em Vila Franca de Xira que promove actividades culturais da qual é, desde 2002, Presidente da Direcção.

A sua principal técnica é a pintura a aguarela com predomínio da temática alusiva à tauromaquia.

Expõe desde a década de 80 em Portugal e no estrangeiro, contando no seu currículo com a realização de dezenas de exposições individuais e colectivas e está representado em colecções particulares em Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Suécia, Dinamarca, Brasil, Índia e Japão.

Detentor de vários prémios na área da Pintura, entre os quais o 1º. Prémio na 2ª. Bienal de Benavente, o 1º. Prémio Cidade de Tavira e o 2º. Prémio da Vila de Salvaterra de Magos, o artista está mencionado em "Arte 98" de F. Infante do Carmo, no "Anuário Europeu de Arte 2000" e na publicação "Pintura em Portugal 2001".

Em 1999 recebeu a distinção de Mérito Cultural da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

Está representado em vários Museus, entre os quais a Galeria Museu de João Mário, em Alenquer, para além de diversas Câmara Municipais e Juntas de Freguesia.

Em Vila Franca de Xira foi o autor dos cartazes do Salão do Cavalo e da Semana da Cultura Tauromáquica em 1999, dos retratos dos matadores vila-franquenses expostos no "Café Central" e da colecção "Cenas Taurinas" patentes no Pátio
Galache.

É co-autor do Monumento ao Trabalhador Rural em Arruda dos Vinhos.

É autor da mascote "ARRUVINHO" de Arruda dos Vinhos.

Certificado pela Universidade do Minho, Jorge Alexandre presta actualmente formação na área da Expressão Plástica.

0 Comments:

<< Home