Palavras
"Ao Jeito de Alternativa"O tema tauromáquico tem, nos últimos anos, apaixonado uma pleíade de artistas plásticos que, apesar das mais variadas opções estéticas, lhe vieram dar uma lufada de alegria e de ar fresco.
O Jorge Alexandre, jovem artista da nossa terra, roído pelo bichinho que nos contagiou no amor à festa brava e contando desde já com o seu "placeamento" onde, já várias vezes, tivemos oportunidade de "alternar", solicitou-me estas palavras para no ceremonial de entrega dos "trastes" lhe desejar um clamoroso êxito na sua vida artística.
Mestre José Noel Perdigão
1997
Ver uma obra de Jorge Alexandre é conhecê-lo um pouco.
Ver uma exposição de Jorge Alexandre é tornar-se seu íntimo amigo.
Despe-se de preconceitos nas suas aguarelas, e isso torna-o um Artista de uma dimensão só ao alcance de alguns.
Entende a Aguarela, como Arte maior, e só assim consegue as manchas e transparências seguras que aqui podemos desfrutar.
É evidente que a amizade que nos une, poderia levar-me a determinado favorecimento, pelo que o que é o mínimo que se pode dizer deste artista que ama e retrata Vila Franca.
O Director Artístico do GART
Constantino Agostinho
Auto-didacta, sempre manifestou profundo interesse pelo mundo da pintura, nomeadamente Aguarela. É essa a técnica que Jorge Alexandre assume com maior determinação, um percurso a todos os títulos relevante.
Pinta mais aquilo que sente e menos aquilo que vê. Considera-se um artista figurativo, e será, mas não se perde em questões supérfluas e desnecessárias que prejudicariam e suprimiriam aos seus trabalhos a feição gestualista que os caracteriza.
E aqui fico a pensar na espontaneidade dos seus cavalos e cenas taurinas em movimento que, nalguns casos, são mais sugestões, aparências, sinais ou gestos, do que atitudes concretas ou poses convencionais.
Jorge Alexandre é um artista multifacetado. No retrato, na paisagem, na natureza morta ou como animalista, a sua obra possui já uma dignidade para que o possamos colocar ao lado dos nossos bons aguarelistas.
João Mário
0 Comments:
<< Home